segunda-feira, 15 de junho de 2009

Chá de 7 ervas

Chá composto de Porangaba, Sene, Alcachofra, Centelha Asiática, Chapéu de Couro, Cavalinha e Chá Verde. Suas propriedades caracterizam-se por:

Porangaba: planta conhecida por ser diuréticas, febrífugas(diminuição da febre) preservadora da circulação sangüínea. Também é utilizada como redutor de apetite, auxiliando o emagrecimento e combater a celulite. Pesquisadores japoneses demonstraram que extratos das folhas da árvore podem reduzir a penetração do vírus Herpes 1.


Sene: O sene tem ação purgativa e laxativa. É indicado na constipação por inércia intestinal e em condições que exigem facilidade de defecação como fissuras e hemorróidas.

Alcachofra: abaixa a taxa de colesterol de maneira significativa através de uma estimulação metabólico enzimática. É utilizada para casos de hiperlipidemia e ateromatose no interior dos tecidos adipóides. A alcachofra não dissolve os cálculos biliares, mas diminui as cólicas, exercendo um efeito preventivo em pessoas predispostas a desenvolverem litíase (pedras). O incremento da eficiência metabólica do fígado deve-se aos componentes polifenóis que provocam a diminuição plasmática do colesterol. A cinarina presente na alcachofra possui propriedades anti- hepatotóxicas, estimulando a função do fígado. Ação protetora e regeneradora dos hepatócitos é provocada pelos flavonóides e glialcooliterpênicos que estimulam a síntese enzimática básica do metabolismo hepático. Na uremia, a cinarina melhora a excreção da amômia por provocar um aumento da produção de ácido úrico pelo epitélio renal. A ação diurética auxilia a eliminação de uréia e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular desenvolvendo sua ação depurativa. A oxidase, enzima hidrossolúvel presente na alcachofra é provavelmente a responsável pelas propriedades hipoglicemiante da alcachofra.


Centella Asiática: é levemente antibacteriana, anti-inflamatória, anti-ulcerogênica, ansiolítica (controla a ansiedade), estimulante circulatório e diurética. A centella asiática também tem propriedades antioxidantes, ajudando a proteger o organismo da ação danosa dos radicais livres.


Chapéu de Couro: O indivíduo que usa o Chapéu de Couro adquire uma pele fina, sedosa, sem nenhuma excrecência; combate perfeitamente toda e qualquer moléstia da pele...". . A tintura de Chapéu de Couro usada com persistência, tira as manchas da pele, as dores artríticas, das cadeiras (lumbago) das juntas em consequência de reumatismo simples ou de origem sifilítica...". "Energéticos diuréticos, facilitando a elimimação das toxinas e dissolvente do Ácido Úrico". amilia: alismataceae Utilizada nas dores de origem reumática, afecções hepáticas a das vias urinárias, nos quadros de atenia, sendo também considerada auxiliar na terapêutica da hipertensão arterial. Sobre a pele, é empregada para retirada da manchas e certas afecções dermatológicas. Apresenta ação diurética.

Cavalinha:dados famacológicos identificam na cavalinha possui glicosídeos flavônicos, saponinas, ácido gálico, potássio e sílica como os principais responsáveis pela ação diurética e remineralizante, que permitem a eliminação de substâncias tóxicas. A planta ainda funciona como um diurético suave com ação reguladora e adstringente do trato genito-urinário, também usada em casos de incontinência noturna de crianças. Os taninos são responsáveis pela ação adstringente.O silício apresenta propriedades remineralizantes, participa da calcificação dos ossos, age sobre as fibras elásticas das artérias, diminuindo o risco de ateromatose, principalmente em pessoas com colesterol elevado, regularizando o tônus, elasticidade e resistência dos vasos sangüíneos. Como antiinflamatória ela atua em casos de inchaço e inflamação da próstata. Estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas e senis, atuando como hidratante profundo. Também age como abrasivo, em razão do seu alto teor de silício. ajuda a recuperar a pele e ferimentos. Por suas propriedades adstringentes e detergentes (saponinas) pode atuar como coadjuvante no tratamento externo da acne

Chá Verde:Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama.Além disso acelera o metabolismo e por isso é usada como auxiliar nos processos de emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário